jump to navigation

10 descobertas mais espantosas do “Hubble” 22/04/2010

Posted by João Lopes in HST.
trackback

Crédito: physics.uoregon.edu

Aqui fica o link para as 10 descobertas mais espantosas do Hubble.

Anúncios

Comentários»

1. gabriel - 06/05/2010

não sei porque eu gostei muito do fiume avatar ainda mai das maqui nas mas agora minha pergunta seraque o futuro sera assim?

2. João Lopes - 08/05/2010

Olá, Gabriel.

O filme “Avatar” é um cenário bastante futurista, no mínimo. Como o futuro será é muito difícil de determinar. Quanto muito podemos prever, sendo que a margem de erro é bastante elevada.

Primeiro seria preciso descobrir um satélite natural com as características de “Pandora”, coisa que até à data não aconteceu. Depois há o problema de lá conseguir chegar. Além disso, criar lá bases, levando para mais máquinas de guerra daquelas é algo digno de pura Ficção Científica.

Talvez uma dia isso seja possível, mas eu não apostaria nesse futuro nem a médio prazo (entenda-se centenas de anos). Há demasiados entraves nas viagens espaciais. Neste momento, é complicadíssimo levar a cabo uma missão tripulada a Marte, tudo por causa dos malefícios que os astronautas sofrerão a nível da saúde.

Para que veja, Marte está a uma distância mínima da Terra de 56 000 000 km (e a cerca de 400 000 000 km de máxima). Segundo o filme, “Pandora” é um satélite natural do planeta gasoso no sistema estelar de Alpha Centauri. Primeiro, não se sabe se existem planetas extra-solares nesse sistema (há a possibilidade teórica). Segundo, neste momento, mesmo que conseguíssemos enviar uma nave tripulada para esse planeta e essa nave se deslocasse a 30 km/s, levaríamos cerca de…43 000 anos a lá chegar (cálculo bastante simplista, ignorando parâmetros essenciais na preparação das viagens espaciais)!

Como vê, estamos ainda muito atrasados para tal salto. Portanto, a meu ver, o ano 2134 presente no filme é impensável. Conseguir esse feito dentro de 124 anos?!! Não me parece.

Cumprimentos,

João


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: