jump to navigation

Planeta extra-solar com órbita retrógrada 14/11/2009

Posted by João Lopes in Planetas Extra-Solares.
trackback

Estudos recentes determinaram que o planeta HAT-P-7b, descoberto em 2008, tem órbita retrógrada. O sistema planetário HAT-P-7 encontra-se a cerca de 1000 anos-luz. As primeiras evidências de órbita retrógada surgiram a 30 de Maio deste ano, quando uma equipa de colaboração Japonesa usou o HDS (High Dispersion Spectrograph) para observação do mesmo planeta.

extrasolar.109

Mais tarde, a 1 de Julho, outra equipa liderada por um astrónomo do M.I.T., usando o mesmo telescópio, determinou, de forma independente que o planeta tinha órbita retrógrada. Os resultados, embora apresentados de forma independente, foram submetidos e aceites em publicações científicas.

Anúncios

Comentários»

1. gabriel - 06/05/2010

oi eu sou o gabriel e eu queria saber como o homem foi capas de chegar na lua se ela é tão brilhante e como as pessoas fasem as nassesi dades la?

João Lopes - 08/05/2010

Olá, Gabriel!

O Homem foi à Lua nas missões Apollo 11, 12, 14, 15, 16, e 17. Foi um programa/projecto que permitiu à Humanidade chegar ao nosso satélite natural e que teve missões de vários tipos. Embora seja complicado explicar resumidamente todo o processo envolvido, vou tentar fazê-lo.

A Corrida Espacial iniciou-se em 1957 e terminou em 1975, durante a Guerra Fria. Os Soviéticos foram os pioneiros, com o lançamento do “Sputnik”. Os Soviéticos lideraram a corrida até…à Apollo 11, missão que colocou o Homem na Lua pela primeira vez. O processo não foi fácil. O clima constante de competição entre os Americanos e os Soviéticos (e até a própria Segunda Guerra Mundial), contribuíram para o início da Corrida Espacial.

As missões Apollo foram um processo iniciado em 1966 e terminado em 1972 com a Apollo 17 (as Apollo 18, 19 e 20 foram planeadas, mas futuramente canceladas). A primeira missão tripulada foi a Apollo 7, na qual três astronautas estiveram em órbita 11 dias. A Apollo 8 esteve em órbita, mas da Lua, sendo a primeira a permitir aos astronautas verem o Lado Oculto da Lua. As duas seguintes testaram o Módulo Lunar em órbita da Terra (Apollo 9) e da Lua (Apollo 10).

A 20 de Julho de 1969, o Homem alunou, através do Astronauta Neil Armstrong. De qualquer forma, cá na Terra a confiança no sucesso não era muito grande, já que estavam dois documentos feitos (um para o sucesso inédito e outro para uma desgraça que acontecesse). A verdade é esta. Havia mais probabilidades de as coisas terem corrido mal. Daí para a frente, tirando a célebre Apollo 13 (que apesar de nunca ter pousado na Lua, foi considerada a mais espantosa das missões), o Homem examinou com tripulação, a superfície lunar, tendo trazido centenas de kg de rochas lunares. Desde 1972 nunca mais voltámos à Lua (missões tripuladas).

Quanto à questão das necessidades fisiológicas:

– Primeiramente é preciso ter em conta que os astronautas quer hoje, quer nessa altura não comem o que lhes apetece. Têm alimentos específicos e dietas rigorosas. Logo a partir daí as coisas são diferentes. Os dejectos eram basicamente recolhidos e armazenados. A urina (“subsistema de urina”) consistia em três aparelhos responsáveis pela recolha e transferência da mesma. As fezes eram colectadas através de sacos especiais e depois armazenados. Os restos alimentares eram igualmente armazenados.

PS: Por algum motivo não consigo acrescentar um grupo de links importantes para que possa consultar. Por tal, caso queira, deixe-me o seu mail e eu enviar-lhe-ei um com a informação relativa aos mesmos.

Cumprimentos,

João Lopes


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: