jump to navigation

Energias positivas, energias negativas… 04/09/2009

Posted by João Lopes in Cepticismo.
trackback

O meu apetite por temas contrastantes às minhas convicções científicas é voraz. Nada como debater assuntos que sei que não chegarão a lado algum. Cada qual ficará na sua…

Ontem falava com uma amiga minha sobre vidências, bruxarias, auras e energias positivas e negativas. Sendo 1000% céptico quanto a estes assuntos, confesso que me dá algum gozo ouvir até ao fim e depois contrapor com a minha crença profunda na Ciência. Então, a determinada altura começou  a falar em energias positivas e negativas. Que as auras estavam perto umas das outras e que ao haver conflitos, “o que ganhasse apropriava-se da aura do outro e vice-versa”. “Se pensares positivo, transmites energias positivas e as coisas correr-te-ão bem e vice-versa”.

Mas…afinal o que é isso de energias positivas e negativas, pergunto eu?!?!? Que eu saiba a Energia é uma grandeza física escalar que descreve a quantidade de trabalho produzido por uma força.  Que eu saiba, qualquer corpo tem energia potencial. Então, volto a perguntar: – o que são energias positivas e negativas? Não consigo compreender… Será que eu “transmito” qualquer tipo de energia só porque faço uma pessoa sentir-se bem?!?!? Será que “transmito” qualquer tipo de energia a outra pessoa que está perto quanto estou infeliz? As palavras não produzem energia…! Do ponto de vista da Física e de acordo com a Lei da Conservação da Energia, a energia não pode ser nem criada (produzida) ou destruída. Apenas se transforma. Ao levar as mercadorias de uma velhinha, estou a transferir energia, através do trabalho realizado. Fi-la sentir bem sem ter de lhe dizer “Minha cara senhora, está cada vez mais bonita e jovem…!” Posso transferir energia se fugir com um bem de uma pessoa sem lhe dizer “És mesmo um palerma que não se apercebe que foi roubado…!”

“Se te mentalizares que vai acontecer, acontecerá”, dizia a minha amiga. Pode ser então que se me mentalizar que chego à Lua a pé, isso aconteça…! Pode ser que se acreditar muito que o Euromilhões me vai sair, ele me saia…!

Não deixo de respeitar as crenças das pessoas, mas parece-me que tudo se resume a uma questão de Psicologia básica. A auto-concencialização de um acto é um processo psicológico. O nosso estado de humor está de acordo com aquilo que lidamos no dia-a-dia, ou com questões do foro médico. Cada vez há mais necessidade de se acreditar em tudo e mais alguma coisa.

 

Comentários»

1. FLAVIANA - 28/09/2009

QUAL E A RESPOSTAS DA PERGUNTA DE FISICA TRES ESFERA A,B EC ATRAEM-SE MUTALMENTE (TODAS AO MESMO TEMPO )ENTRE SI .SE A CARGA A É NEGATIVA O QUE PODEMOS AFIRMAR EM RELACÃO AS POSSIVEIS CARGAS DE B e C?

2. João Lopes - 28/09/2009

Viva, Flaviana!

Obrigado pelo seu comentário.

Lamento, mas não percebo qual é a relação da sua pergunta com o assunto do post. O post aborda a questão Esoterismo vs Ciência e a falta de provas científicas das práticas Esotéricas (neste caso as “Energias”).

Parece-me que a Flaviana está a fazer alguma confusão. As três esferas que fala atraem-se mutuamente GRAVITACIONALMENTE, ou seja através da força gravitacional. Este é um fenómeno natural que ocorre entre corpos com massa. O que refere na pergunta está relacionado com o Electromagnetismo, neste caso específico a carga eléctrica, que é uma propriedade fundamental de algumas partículas sub-atómicas.

Não quer tentar esclarecer melhor o que pretende relacionar entre a sua pergunta e o assunto do post?

Cumprimentos

3. Anatolian Anatolic Anaxagoras Anaximander Anaximenes Anchises Anchorage Ancient of Days Ancohuma Ancona Andalusia Andaman Andaman Islands Andaman Sea Andean Anderlecht Andersen Anderson Andes Andhra Pradesh Andizhan Andorra Andrea del Sarto Andreanof Isla - 21/06/2013

Good day! I just wish to give an enormous thumbs up for the nice
info you’ve got here on this post. I will likely be coming again to your blog for more soon.

João Lopes - 24/06/2013

Thank you for your kind words.

Regards,

João

4. Fast And Furious 6 Full Movie - 27/07/2013

Hello Dear, are you genuinely visiting this web site on a regular basis, if so
then you will absolutely get pleasant experience.

5. http://cli.gs/jacobhudson.soup.io - 11/10/2013

I think this is amnong the most important information for me.
And i’m glad reading your article. But wanna remark on few general things, The website style is perfect, the articles is really nice :
D. Good job, cheers

João Lopes - 25/10/2013

Thank very much for your kind words!

My warmest regards,

João


Deixe uma Resposta

